Caio Porfírio Carneiro

quinta-feira, 16 de junho de 2016


Biografia
Caio Porfírio (de Castro) Carneiro nasceu a primeiro de julho de 1928, em Fortaleza, Ceará.
Fez os estudos primários e secundários em Fortaleza. Bacharelou-se em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza, em 1952.
Dedicou-se muito moço ao jornalismo, na terra natal. Trabalhou na firma Celso Nunes, que agenciava a Panair do Brasil, companhia de aviação subsidiada pela Pan American.
Publicou na revista "Oriente e Anima", dos Padres Sacramentinos, uma "croniqueta" chamada "Ave Maria".
Aos 24 anos de idade contraiu tuberculose pulmonar e ficou três anos sem emprego e sem amigos. Proibido de fazer qualquer esforço físico, dedicou-se à literatura e ao jogo de xadrez. Escreveu um conto chamado "O enxadrista", que foi enviado para revista A Cigarra, pelo mestre de xadrez Helder Câmara. O referido conto obteve o primeiro lugar.
Transferiu-se para São Paulo em 1955. Trabalhou, de início, na imobiliária de um irmão e foi redator de programas da Rádio Piratininga.
Em 1963, tornou-se Secretário Administrativo da União Brasileira de Escritores de São Paulo, cargo que ele ocupa ainda hoje.
Durante anos foi encarregado do setor do interior da Editora Clube do Livro Ltda.
Escreveu uma série de contos que deram origem ao seu primeiro livro - Trapiá. Como não conseguiu editor, decidiu participar em alguns concursos literários e acabou ganhando sete prêmios com sete contos do livro Trapiá. Após o sucesso com os contos premiados, começou a colaborar no suplemento literário O Estado de S. Paulo.
Colabora nos principais suplementos do País, com ficção e crítica literária. Assinou a apresentação de dezenas de obras, dos mais diversos gêneros.
Publicou 22 livros nos gêneros conto, novela, romance, poesia, memória e literatura infanto-juvenil. Alguns deles alcançaram várias edições.
O romance O Sal da Terra foi traduzido para o italiano, árabe, francês e adaptado em roteiro técnico para o cinema.
Contos seus estão incluídos em duas dezenas de antologias do gênero e traduzidos para o espanhol, italiano, francês, alemão e inglês. Pronunciou dezenas de palestras, conferências na capital e interior paulista, e em outros Estados.
Estudo detalhado sobre O Sal da Terra, por Danielle Damiens, para Trabalho de Estudo e Pesquisa (Maitrisse LLCC, Universidade Stendhal, Bologne, France), em língua portuguesa. Cartas aos Amigos Caio Porfírio Carneiro e Fábio Lucas, de autoria de João Antônio (Ateliê Editorial, S.P., 2005).